Carregando...

Aporte Financeiro

O que é?

Trata-se de um aporte financeiro doado às unidades escolares com o objetivo de fortalecer suas práticas e suprir suas necessidades. Essa doação é acompanhada do compromisso de participação da equipe gestora e docente em todas as formações oferecidas pelo Instituto J&F, pois acreditamos que a combinação da Formação Continuada com o Aporte Financeiro poderá impulsionar os resultados educacionais da escola. É o valor discricionário recebido pelas escolas para melhoria do espaço físico, potencializando a aprendizagem através de um ambiente motivador para o aprendizado. O aporte ocorre via Associação de Pais e Mestres (APM), conferindo-lhe autonomia e gestão democrática no controle e na aplicação do recurso. Essas necessidades são registradas em um plano de ação com orientação da equipe técnica do Instituto J&F, construído coletivamente dentro da escola, planificando suas prioridades, considerando materiais de consumo, bens duráveis, manutenção e revitalização de espaços de aprendizagem, entre outros.

Depoimentos

“Acreditamos que a leitura é primordial para o processo de alfabetização, ainda mais após um período de pandemia. Ter um espaço em que as crianças possam ter acesso a obras literárias de excelente qualidade faz toda diferença no aprendizado. As aulas de leitura acontecem nessa sala semanalmente.”

– EMEF General Antônio de Sampaio

 - Antes Antes
 - Depois Depois

Depoimentos

“Com o valor do aporte foi possível reformar todo o teto do casarão anexo ao prédio principal, tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo, criando um espaço lúdico com diversos ambientes, tornando o espaço aconchegante para realização de rodas de conversa, leitura, atividades de arte (expressão verbal, corporal, declamação de poesia etc.) na qual nossos alunos e professores amam ficar.”

– EE Pedro II

 - Antes Antes
 - Depois Depois

Depoimentos

“A contratação de um plano de internet (wi-fi) foi um sonho da escola concluído com o aporte financeiro recebido em 2022. Agora, nossos estudantes utilizam os notebooks com acesso à internet em todos os ambientes da escola, algo inimaginável tempos atrás, pois sem infraestrutura de internet isso não era possível. Hoje a tecnologia está disponível nos diversos ambientes da escola: sala de aula, pátio, biblioteca, sala maker, sala dos professores etc. Ampliamos o laboratório de informática e, anteriormente, nosso laboratório possuía capacidade de 13 computadores para utilização de 30 alunos. Gostaríamos que cada aluno tivesse um computador para uso na aula, por isso, para aumentar o número de computadores, foi necessário adequar o espaço com mais móveis (mesas e cadeiras).”

– EE Prof.ª Jacyra Moya Martins Carvalho

 - Antes Antes
 - Depois Depois

Depoimentos

“Optamos por investir na melhoria dos espaços físicos da escola, pois acreditamos que a construção do conhecimento vai além do aprendizado em sala de aula. Todos os espaços da escola devem ser considerados como parte da proposta pedagógica e do processo de aprendizagem dos alunos, devendo ser planejados para que os alunos desenvolvam suas potencialidades da melhor maneira possível.”

– EMEF Deputado Alfredo Farhat

 - Antes Antes
 - Depois Depois

Depoimentos

“Com o aporte 2022, revitalizamos a sala de leitura para os alunos. A melhoria das áreas reformadas auxilia no processo de ensino e de aprendizagem, dando condições para o aluno aprender com prazer. A comunidade em geral participou deste momento e está cada vez mais engajada com as ações da gestão escolar em parceria com o Programa Comunidade do Instituto J&F.”

– EMEF Maestro Domingos Blasco

 - Antes Antes
 - Depois Depois

Critérios de Elegibilidade

Para a definição valor aportado às escolas, utilizamos critérios de elegibilidade que garantem a participação efetiva de todos os envolvidos no Programa Comunidade, tendo em vista que nosso objetivo é agir em sintonia com todo o ecossistema escolar.
Os critérios de elegibilidade são:

• Uso integral do Aporte Financeiro recebido no ano anterior dentro do período de uso.

• Inscrições de gestores e professores regentes na Formação Continuada.

• Engajamento dos inscritos na Formação Continuada.

• Engajamento de alunos nas Metodologias Ativas.

Realizamos a contabilização em porcentagem para cada um dos quatro critérios de elegibilidade, e, por fim, a média final direciona qual será o valor a receber.

• Para a média final acima de 91%, as escolas receberão R$ 50.000,00 (Cinquenta Mil Reais).

• Para a média final entre 51% e 90%, receberão a porcentagem sobre R$ 50.000,00 (Cinquenta Mil Reais).

• Para a média final abaixo de 51%, não receberão.