As academias de negócios são áreas do conhecimento voltadas para o ensino da principal atividade de cada um dos negócios.
Unidas, formam um sistema de ensino e de aprendizagem cuja proposta alia repertório acadêmico a habilidades técnicas, conciliando componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a componentes específicos dos negócios do Grupo J&F, voltados à formação profissional, atuando interdisciplinarmente e garantindo a aplicabilidade dos conhecimentos na prática empresarial, de forma a estabelecer as relações existentes entre todos esses campos do conhecimento.
O que são as Academias de Negócios?
- Commodities
- Varejo
- Marcas
- Finanças
- Negócios Digitais
Com o propósito de formar jovens potenciais como administradores de empresas, os Tocadores de Negócios, a matriz curricular contempla os componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as aulas de gestão de negócios. São sete anos focados em componentes curriculares de gestão e, ao término do curso, os formandos recebem o certificado de educação profissional técnica de nível médio em administração.
Como uma escola de negócios, a Germinare BUSINESS parte, então, de uma proposta de ensino simultaneamente técnica e acadêmica. Desse modo, ao longo da sua trajetória, além de aulas dos componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já constitutivas da Educação Básica, os alunos têm, nas academias de negócios da Germinare BUSINESS, componentes específicos da formação profissional.
Nacional Comum Curricular
6º e 7º ano
Construção de repertório
Período em que os alunos conhecem e se encantam com o mundo dos negócios a partir de atividades práticas, de palestras e de entrevistas com executivos, de desenvolvimento de projetos e de visitas aos escritórios de áreas ligadas a todas as academias de negócios.
8º e 9º ano
Vivência prática
Os alunos já conhecem bem o mundo dos negócios, mas precisam consolidar experiências a partir de projetos práticos feitos nos laboratórios da escola, que proporcionam a realização de experiências concretas que solidificam a base teórica aprendida nos anos anteriores. Além das viagens de visitação, em que os estudantes têm a oportunidade de conhecer a cadeia produtiva das unidades de fábrica do Grupo J&F.
Fim do 9º ano
Escolha da trajetória
Ainda no 9º ano, os alunos precisam escolher um dos três itinerários formativos para especialização, que vai nortear o ingresso em um programa de estágio remunerado, que ocorre nas duas primeiras séries do Ensino Médio:
• Bens de consumo
• Negócios Digitais
• Finanças
Culminando em contratação, na 3ª série do Ensino Médio, em regime CLT, em posição de gestão.
Ensino Médio
Itinerário formativo Bens de Consumo
Academia de Commodities
Academia de Varejo
Academia de Marcas
Itinerário formativo Negócios Digitais
Academia de Negócios Digitais
Itinerário formativo Finanças
Academia de Finanças
Nessa direção, no Ensino Fundamental II, os alunos estudam os negócios das cinco academias, o que já os coloca em um patamar diferenciado de conhecimento. Assim, no Ensino Médio, eles têm a oportunidade de escolher, de acordo com a sua aptidão e as diversas frentes e possibilidades de atuação com que se deparam durante o Ensino Fundamental II, a especialização que desejam seguir, entre as seguintes possibilidades:
- Bens de Consumo
- Finanças
- Negócios Digitais
Após a formação, a fim de que adquiram mais experiência e de que se desenvolvam cada vez mais nas suas próprias áreas, a trajetória profissional dos ex-alunos continua sendo acompanhada.
Depois da conclusão do Ensino Médio e do recebimento do diploma de educação profissional técnica de nível médio em administração, foi comprovado que 72% desses alunos já estão inseridos no mercado de trabalho, seja nas empresas do Grupo J&F ou não.
Abaixo, conheça mais as academias e o funcionamento de cada trajetória!