Carregando...

Aporte Financeiro

O que é?

Trata-se de um aporte financeiro doado às unidades escolares com o objetivo de fortalecer suas práticas e suprir suas necessidades. Essa doação é acompanhada do compromisso de participação da equipe gestora e docente em todas as formações oferecidas pelo Instituto J&F, pois acreditamos que a combinação da Formação Continuada com o Aporte Financeiro poderá impulsionar os resultados educacionais da escola. É o valor discricionário recebido pelas escolas para melhoria do espaço físico, potencializando a aprendizagem através de um ambiente motivador para o aprendizado. O aporte ocorre via Associação de Pais e Mestres (APM), conferindo-lhe autonomia e gestão democrática no controle e na aplicação do recurso. Essas necessidades são registradas em um plano de ação com orientação da equipe técnica do Instituto J&F, construído coletivamente dentro da escola, planificando suas prioridades, considerando materiais de consumo, bens duráveis, manutenção e revitalização de espaços de aprendizagem, entre outros.

Depoimentos

“Acreditamos que a leitura é primordial para o processo de alfabetização, ainda mais após um período de pandemia. Ter um espaço em que as crianças possam ter acesso a obras literárias de excelente qualidade faz toda diferença no aprendizado. As aulas de leitura acontecem nessa sala semanalmente.”

– EMEF General Antônio de Sampaio

 - Antes Antes
 - Depois Depois

Critérios de Elegibilidade

Para a definição valor aportado às escolas, utilizamos critérios de elegibilidade que garantem a participação efetiva de todos os envolvidos no Programa Comunidade, tendo em vista que nosso objetivo é agir em sintonia com todo o ecossistema escolar.
Os critérios de elegibilidade são:

• Uso integral do Aporte Financeiro recebido no ano anterior dentro do período de uso.

• Inscrições de gestores e professores regentes na Formação Continuada.

• Engajamento dos inscritos na Formação Continuada.

• Engajamento de alunos nas Metodologias Ativas.

Realizamos a contabilização em porcentagem para cada um dos quatro critérios de elegibilidade, e, por fim, a média final direciona qual será o valor a receber.

• Para a média final acima de 91%, as escolas receberão R$ 50.000,00 (Cinquenta Mil Reais).

• Para a média final entre 51% e 90%, receberão a porcentagem sobre R$ 50.000,00 (Cinquenta Mil Reais).

• Para a média final abaixo de 51%, não receberão.