Carregando...

Formação Continuada

Para o sucesso do sistema educacional, é importante investir na qualificação de professores e de gestores. Neste sentido, a Formação Continuada é entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes pedagógicos, necessários à atividade profissional. Assim, o Programa Comunidade do Instituto J&F promove cursos para gestores e professores, visando potencializar práticas, para uma ação efetiva que possa ser revertida em aprendizagem significativa para os alunos.

A Formação Continuada é dividida em três eixos de atuação:

Eixo Pedagógico

Oferecer formação contínua ao coordenador pedagógico, abrangendo suporte aos professores, aprendizado dos alunos e organização dos registros, visando a melhoria constante de toda a equipe escolar. Essas formações visam desenvolver habilidades e competências, capacitando o coordenador a ser um influenciador, articulador e agente de transformaçãoOferecer formação continuada para diretores e vice-diretores, visando aprimorar suas habilidades de gestão educacional e de espaços de aprendizagem. Promover uma gestão inovadora, criativa, colaborativa e sustentável, alinhada às demandas da sociedade contemporânea..

Gestão Pedagógica

Analisar as mudanças e abordagens do currículo de acordo com a BNCC, planejando capacitações para os professores implementarem essas mudanças na prática diária.

Gestão de Pessoas

Promover a renovação de perspectivas e ações na escola, com foco na inovação do ensino híbrido, por meio de iniciativas de integração, acolhimento e avaliações diagnósticas.

Gestão Educacional

Aplicar princípios e estratégias para liderar equipes escolares eficientes, com comunicação não violenta, por meio de Gestão de Relacionamento, Feedback 360º, Excelência na Gestão e Comunicação eficaz.

Eixo Administrativo

Oferecer formação continuada para diretores e vice-diretores, visando aprimorar suas habilidades de gestão educacional e de espaços de aprendizagem. Promover uma gestão inovadora, criativa, colaborativa e sustentável, alinhada às demandas da sociedade contemporânea.

Gestão Administrativa

Promover liderança inclusiva e aprimorar a qualidade do ensino, inspirando e guiando a equipe na busca de um objetivo comum, com a participação de todos no processo.

Gestão Financeira

Capacitar gestores a utilizar os recursos públicos de acordo com os princípios legais que regem suas carreiras, evitando acusações de crimes de responsabilidade.

Gestão Institucional

Aplicar princípios e estratégias para aprimorar os processos escolares, visando à melhoria consistente do ensino. Isso inclui planejamento estratégico, elaboração de projetos, acompanhamento e gestão de resultados educacionais.

Eixo Docente

Oferecer formação continuada aos professores, abordando temas relevantes para uma educação inovadora e promovendo a excelência no trabalho docente. Essa jornada formativa compreende eixos, módulos e temas, visando potencializar o desenvolvimento de habilidades e competências dos educadores.

Raciocínio Lógico e Matemático

Reconhecer a relevância da cognição matemática e da numerária no desenvolvimento de habilidades matemáticas essenciais.

Alfabetização baseada em Ciência

Explorar novas perspectivas científicas para o ensino da leitura e escrita em português, superando polêmicas e priorizando a aprendizagem, com base nas abordagens mais eficazes.

Competência Leitora e Escrita

Desenvolver a competência leitora dos alunos em diversas situações comunicativas, capacitando-os a compreender o mundo e agir de forma crítica e reflexiva.

Habilidades Sócioemocionais

Reconhecer o papel expandido da escola além do conhecimento e habilidades cognitivas, refletindo sobre uma educação que promova valores, soft skills e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos.

Metodologias Ativas

Preparar o docente como mediador e facilitador da aprendizagem, utilizando metodologias ativas que envolvem os alunos, como Aprendizagem Baseada em Jogos, Rotação por Estação, Sala de Aula Invertida e Gamificação.

Trabalhando com Projetos na Educação

Incentivar uma abordagem baseada em projetos, onde a escola promove uma visão interdisciplinar do conhecimento, aprendizado por meio da experiência e autonomia dos alunos.