Oferecer formação contínua ao coordenador pedagógico, abrangendo suporte aos professores, aprendizado dos alunos e organização dos registros, visando a melhoria constante de toda a equipe escolar. Essas formações visam desenvolver habilidades e competências, capacitando o coordenador a ser um influenciador, articulador e agente de transformaçãoOferecer formação continuada para diretores e vice-diretores, visando aprimorar suas habilidades de gestão educacional e de espaços de aprendizagem. Promover uma gestão inovadora, criativa, colaborativa e sustentável, alinhada às demandas da sociedade contemporânea..
Para o sucesso do sistema educacional, é importante investir na qualificação de professores e de gestores. Neste sentido, a Formação Continuada é entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes pedagógicos, necessários à atividade profissional. Assim, o Programa Comunidade do Instituto J&F promove cursos para gestores e professores, visando potencializar práticas, para uma ação efetiva que possa ser revertida em aprendizagem significativa para os alunos.
A Formação Continuada é dividida em três eixos de atuação:
Gestão Pedagógica
Analisar as mudanças e abordagens do currículo de acordo com a BNCC, planejando capacitações para os professores implementarem essas mudanças na prática diária.
Gestão de Pessoas
Promover a renovação de perspectivas e ações na escola, com foco na inovação do ensino híbrido, por meio de iniciativas de integração, acolhimento e avaliações diagnósticas.
Gestão Educacional
Aplicar princípios e estratégias para liderar equipes escolares eficientes, com comunicação não violenta, por meio de Gestão de Relacionamento, Feedback 360º, Excelência na Gestão e Comunicação eficaz.
Oferecer formação continuada para diretores e vice-diretores, visando aprimorar suas habilidades de gestão educacional e de espaços de aprendizagem. Promover uma gestão inovadora, criativa, colaborativa e sustentável, alinhada às demandas da sociedade contemporânea.
Gestão Administrativa
Promover liderança inclusiva e aprimorar a qualidade do ensino, inspirando e guiando a equipe na busca de um objetivo comum, com a participação de todos no processo.
Gestão Financeira
Capacitar gestores a utilizar os recursos públicos de acordo com os princípios legais que regem suas carreiras, evitando acusações de crimes de responsabilidade.
Gestão Institucional
Aplicar princípios e estratégias para aprimorar os processos escolares, visando à melhoria consistente do ensino. Isso inclui planejamento estratégico, elaboração de projetos, acompanhamento e gestão de resultados educacionais.
Oferecer formação continuada aos professores, abordando temas relevantes para uma educação inovadora e promovendo a excelência no trabalho docente. Essa jornada formativa compreende eixos, módulos e temas, visando potencializar o desenvolvimento de habilidades e competências dos educadores.
Raciocínio Lógico e Matemático
Reconhecer a relevância da cognição matemática e da numerária no desenvolvimento de habilidades matemáticas essenciais.
Alfabetização baseada em Ciência
Explorar novas perspectivas científicas para o ensino da leitura e escrita em português, superando polêmicas e priorizando a aprendizagem, com base nas abordagens mais eficazes.
Competência Leitora e Escrita
Desenvolver a competência leitora dos alunos em diversas situações comunicativas, capacitando-os a compreender o mundo e agir de forma crítica e reflexiva.
Habilidades Sócioemocionais
Reconhecer o papel expandido da escola além do conhecimento e habilidades cognitivas, refletindo sobre uma educação que promova valores, soft skills e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos.
Metodologias Ativas
Preparar o docente como mediador e facilitador da aprendizagem, utilizando metodologias ativas que envolvem os alunos, como Aprendizagem Baseada em Jogos, Rotação por Estação, Sala de Aula Invertida e Gamificação.
Trabalhando com Projetos na Educação
Incentivar uma abordagem baseada em projetos, onde a escola promove uma visão interdisciplinar do conhecimento, aprendizado por meio da experiência e autonomia dos alunos.