Carregando...

História

Ao longo de quase 70 anos de uma trajetória consistente de crescimento e de difusão de valores, a J&F – presente em mais de 190 países e reunindo mais de 267 mil colaboradores – notou a necessidade de concentrar a sua expertise para desenvolver uma iniciativa que, sem se desvincular dos negócios, cumprisse também um papel social.

E. como uma resposta a essa necessidade, foi no ano de 2008 que, ainda na condição de presidente da JBS, Joesley Batista idealizou no ano 2008 o Instituto J&F.

Por meio do Instituto, o propósito de Joesley estava em valorizar um projeto com foco em educação de excelência. Porém, não em qualquer linha de educação, mas, sim, um projeto de educação voltado para os negócios.

Uma história que nasceu para se conectar ao negócio

2009-2012

A primeira fase corresponde exclusivamente à Germinare BUSINESS, uma escola de Educação Básica, inaugurada em 2010, voltada para alunos entre o 6° ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio, cujas diretrizes estavam centradas no empreendedorismo.

2013 – 2015

Na segunda, o curso de Administração e as suas respectivas disciplinas foram incorporadas à grade curricular da Germinare BUSINESS, transformando-a, então, numa escola técnica. Nessa ocasião, um time focado em conteúdo de grandes faculdades de Administração do país foi responsável pela adaptação desse currículo para a Educação Básica.

2015

Na terceira fase, a instituição deu início a uma aproximação Escola-Negócio, na qual colaboradores da Companhia passaram a ser tutores dos alunos e a contribuir com as aulas por meio da sua própria vivência profissional. Também nesse mesmo ano, os alunos iniciaram os estágios de vendas no ensino médio, que foi evoluindo gradualmente para uma jornada de estágio nas empresas do Grupo, cada qual com um objetivo de desenvolvimento específico.

2019

A quarta fase do Instituto J&F foi marcada por outro passo importante, em 2019, quando foram nomeados os gerentes de pilar. Cada pilar representava, então, uma disciplina e uma empresa: o de Marketing era representado pela Seara; o de Produto, pela Flora; o de Varejo, pela Swift; o de Operações, pela Friboi; o de Controladoria e Pessoas, pela JBS; o de Finanças, pelo Banco Original; e, o de Tecnologia, pela PicPay.

2021

A evolução dos pilares culminou na formação das Academias de Negócios, com a chegada dos diretores de Negócios, em 2021, marcando, assim, a sua quinta fase: a Academia de Varejo, a Academia de Commodities, a Academia de Marcas, a Academia de Negócios Digitais e Finanças, cada uma conforme as suas especificidades, consolidando o modelo de ensino da Escola BUSINESS. Nesse mesmo ano, também expandimos a atuação do Instituto J&F, dando início ao Projeto Instituto J&F Comunidade.

2022

Na sua sexta fase, o ano de 2022 foi de intensificação nas atuações do Instituto J&F, com o início das atividades do Instituto J&F Família, a Escola da Família; inauguração de mais uma escola técnica, a Germinare TECH, voltada à formação de desenvolvedores de sistemas orientados aos negócios; e o início do processo de admissão para a escola Germinare VET, voltada à formação de técnicos em Veterinária. Além disso, o Instituto J&F deu início ao processo de autorização no MEC para uma IES (Instituição de Ensino Superior).

2023

Finalmente, chegando à sua sétima e última fase até o momento, o Instituto J&F, Centro de Educação para os Negócios, assume o compromisso de apoiar a transformação de Negócios em empresas educadoras.

Por meio dessa evolução contínua desde 2010, o Instituto J&F segue avançando ano a ano no seu objetivo de se consolidar como um Centro de Educação para os Negócios. E, em 2023 não está sendo diferente: por meio da educação, seguimos ensinando de forma bem-sucedida o nosso jeito de fazer negócios, conquistando resultados cada vez mais expressivos e que, ao fim, atestam que não há melhor estratégia do que seguir a nossa própria cultura – o maior e mais efetivo plano de execução com que poderíamos contar.

Além disso, também em 2023, o Instituto amplia a sua proposta original para dar origem a um movimento grandioso: o movimento de empresas educadoras, no qual apoia os negócios para que eles não apenas incentivem a educação, mas também a insiram em sua própria estratégia de crescimento.

História